Quarta-feira, 29 de Outubro de 2008

5ª Maratona do Porto

Não foi uma prova totalmente conseguida por duas fortes razões em primeiro a ausência de treinos longos e em segundo lugar a prova anterior AxTrail que foi muita exigente fisicamente.

Tinha planeado um tempo por volta da 3 h e 25 m acabei por gastar 3 h e 37m, esteve bem fisicamente até aos 30 kms aí optei por parar e comer alguma coisa e voltar à corrida, um pouco mais à frente nova paragem desta vez para trocar umas breves palavras com o José Moutinho, entrei novamente na corrida, já não parei até final.
Por volta dos 39 Kms tive a companhia do meu cunhado Taborda que tinha feito os 14 Kms da Family Race, na meta espera-me a minha mulher e a minha cunhada.
Já tinha cortado a meta o Herculano com os amigos dos Avisense, Félix, Paulo, Zé Manel e Sousa, faltavam Manuel, Analice e João para a equipa ficar completa o que acabou por acontecer.
Voltando à minha prestação penso que cumprir plenamente com o que tinha em mente até ½ Maratona estive quase sempre na frente do grupo, que foi perdendo elementos uns iam ficando para trás outras tinha ido para a frente, eu continuei no mesmo passo com o Zé Manel até ao km 30, depois fiz o resto da corrida sem companhia de algum amigo.
Agora só me resta rectificar na Maratona de Lisboa.

 

Com a Albertina Dias

Com Adélia

Na Pousada da Juventude

Com Analice, Magro e o Victor

publicado por Álvaro Pinto às 21:04
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COFFE-BREAK

A Tribo dos Ultras ficou a saber antes do treino de hoje, que na localidade de Cumbria região montanhosa do norte de Inglaterra que no sabádo passado, a Maratona naquela localidade tinha sido cancelada porque 14 maratonista se encontravam perdido em virtude de uma tempestade.

As condições atmosféricas foram tão adversas para os 2.500 participantes que foi necessário solicitar apoio de um helicóptero da RAF.

Falava-se ainda da vitória da equipa feminina do Maratona que no domingo venceu em Meli, Itália a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, e o terceiro lugar do SC Braga.

 

publicado por Álvaro Pinto às 20:44
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Quarta-feira, 22 de Outubro de 2008

Dicas Para Evitar o Desenvolvimento de Bolhas Durante uma Corrida

  • Use meias feitas de material que impeça a acumulaçãode humidade.
  • Use meias com o minimo de costuras possível, especialmente na zona dos dedos dos pés.
  • Estrei uns ténisnovos com um par de corrida curtas antes de fazer distância mais longas.
  • Aperte bem os cordões quando os pés escorregam podem causar fricção.
  • Lubrifique sítios problemáticos nos pés antes de começar.
  • Retire pedrinhas e outras coisas que possam ter entrado nós ténis assim que der por elas.
  • Se possível pare de correr quando sente uma bolha a desenvolver-se.

Dicas do Dean Karnazes

publicado por Álvaro Pinto às 22:51
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Terça-feira, 21 de Outubro de 2008

Nova Corrida na Guatemala

O Ultramaratonista e nosso amigo Pedro Resende enviou novas fotos de uma corrida que efectou na Guatemala nas distância de 6 Kms gaastou 23m 45s.

 

 

 

publicado por Álvaro Pinto às 00:09
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Domingo, 19 de Outubro de 2008

AX TRAIL

Uma prova com apenas 11 kms mas de grande dificuldade técnica e ao mesmo tempo de uma beleza natural e deslumbrantepaisagens do cimo da fraga, penso que estes 11 kms tem todas as condições para rápidamente se impor na tão dificil disciplina que é o Trail.

 

O meu tempo
Classif Geral Tempo Final Média Final Tempo 1º Abast +/- 5kms Média Tempo 2º Abast +/- 8kms Média
30 01:48:06 9 m 53s 42 m 8 m 1 h 07 m 15 s  8m 22 s

 

 

 Classificação completa em - http://www.go-outdoor.pt

publicado por Álvaro Pinto às 19:00
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Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

Novo Livro Dean Karnazes

No último livro do Dean Karnazes (50/50 Quem Corre por Gosto) ele dá uma série de Dicas, que pessoalmente acho muito importantes para todos nós

Nos momentos mais dificeis que temos antes, durante e após uma Maratona ou Ultramaratona não nos lembramos, por essa razão vou transcrever aquelas que na minha opinião são as mais importantes.

Depois da corrida

Devido às especificidades típica após-maratonaou ultramaratona devemos:

- Beba muita água para reidratar o corpo. Deve beber o suficiente para que a urina seja totalmente transparente ou levemente amarela.

- Coma uma boa refeição rica em proteínas de modo a reparar os músculos e hidratos de carbono para voltar a encher os depósitos de combustível muscular esvaziados. Bons exemplos são arroz de peixe, wrap de peru, ou massa com molho de carne.

- Mergulhe as pernas numa banheira com gelo ou água gelada durante dez minutos para diminuir inchaço e as dores musculares.

- Vá para a cama cedo e durma o necessário para acordar com a sensação de completo descanso.

- Tente correr - nem que seja a coxear - no dia seguinte durante pelo menos vinte minutos, para reduzir a tensão.

Na Ultramaratona Serra da Freita com o Edgar

publicado por Álvaro Pinto às 22:39
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Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008

AX TRAIL Casal de S. Simão - Ferraria de S. João

1ª prova após as férias com caracteristicas de trail, vou ter como companheiros o Herculano e o Zé Maria que vai fazer a sua primeira prova.

 

O meu dorsal tem o número 76

 

Conheça lista completa em - http://www.axtrail.go-outdoor.pt

 

 

 

publicado por Álvaro Pinto às 23:07
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Sexta-feira, 3 de Outubro de 2008

Correr em Montanha

Descida Pouco Técnicas

Se for uma descida rápida e pouco exigente tecnicamente, deves correr o mais rápido que puderes, sempre num movimento controlado, tendo em conta que se for uma competição longa, depois da descida vamos ter obrigatoriamente que subir. Para as subidas convém avançar com mais para a frente.

 

Descida com muita técnica

O que atrasa mais os atletas de corrida da montanha são as descidas com obstáculos, que nos impedem correr mais rápido: rochas, piso irregular, pedras soltas, raízes. Quando for assim, a técnica a aplicar varia em função de outros factores, como por exemplo se o piso está seco ou molhado. Quando a descida está húmida, avançamos com passos rápidos e apoios ligeiros e curtos.

Se a descida estiver seca podemos correr com grandes saltos a apoiar totalmente o pé.

Quando a descida for muito pronunciada crava os calcanhares e recua o centro de gravidade, diminuindo assim as hipoteses de queda.

Subidas com pouca inclinação

Sempre que a subida o permita, seja pelo grau de inclinação ou piso, o melhor é fazê-la a correr. Convém treinar esta técnica com ritmos baixos e seguros, mantendo o contacto visual com o chão, ou se i fizermos em grupo, a olhar para os pés do corredor da frente.

Avança com passos muito curtos, levanta pouco os pés do chão e dá um impulso mínimo com os braços.

 

Subidas muito pronunciadas

Alguns especialistas apoiam as maõs nos quadrícipites quando andam em montanha, fazendo efeito de alavanca.

Só se aconselha esta técnica quando as subidas forem muito pronunciadas ou se o piso tiver pedras e raízes grandes,, degraus naturais criados pela erosão da rocha, ou seja, irregular.

O mais provável é que caminhes com a mesma rapidez com que corres, com a vantagem que andar solicita grupos musculares diferentes e por isso descansas mais direito possível, para facilitar a respiração.

(dicas retirada da revista sport life)

publicado por Álvaro Pinto às 22:47
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